Caminho até IELTS

Já era algo sério, mas agora o jogo mudou completamente. Eu já tinha feito uma postagem do tal inglês de mão beijada com algumas dicas e sites de referência, porém uma partes dos links foi para o brejo (saudades, Livemocha) e não vi mais sentido de atualizar a lista lá já que agora o foco é obter IELTS até o final do ano. O estudo sempre foi sério, mas agora o ênfase será maior.

Primeiros movimentos feitos:
Quando fui para o Canadá em 2015 cheguei lá no nível intermediário e após 2 meses alcancei o avançado, contudo agora me sinto de novo no nível médio, cheguei nessa conclusão após algumas reuniões técnicas no serviço em inglês, ou seja, eu acabei dando alguns passos para trás, muito embora eu me sinta confortável para escutar, falar e escrever, mas veja, a diferença entre intermediário e avançado é gritante, como sei muito bem disso pois já estive lá, a conclusão não pode ser diferente.

Fato é, vou correr atrás disso mirando um certificado pois sempre tive vontade de tirá-lo, é tipo uma meta para um objetivo maior.

Assim como fiz para a cirurgia ortognática, atualizarei essa postagem com novidades, evoluções e quem sabe a conclusão final.

Cheers!

18/11/2019 - Mudança de jogo: Virou meta principal para objetivo principal bem definido

É, pensei que focaria de verdade no certificado quando fiz a postagem em 04/02/18, mas aí aconteceram diversas coisas na minha vida profissional, falando principalmente de novos desafios, que fizeram eu mudar de foco, e trocar meu objetivo principal bem definido. Este update é justamente para colocar um ponto de início novamente, e marcar como foco essa certificação. Tô contigo e não abro, Naurinha!

Vamo que vamo!

23/11/2019 - Mudança de alvo: PTE

Depois de muito pesquisar, provavelmente vou trocar meu alvo de IELTS para PTE, portanto talvez eu mude até o título dessa postagem, repostando-a infelizmente, mas vou deixar isso para um outro momento, quando eu eventualmente passar.

Em relação aos estudos, estou todos os dias estudando um cadinho e cheguei a ver a possibilidade de aulas particulares na Ahoi Hoi English School e por outros canais como algo 100% online, mas estou avaliando ainda, já que no meu caso eu tendo a casar muito bem numa abordagem autodidata.

Baixei os seguintes Apps para estudar e estão ajudando bastante (os dois primeiros eu comprei):
Quando percebo qualquer nível de ociosidade, pego o celular e fico praticando e resolvendo várias questões, normalmente sempre acerto pelo menos a metade, ou seja, é um sinal claro que preciso melhorar.

Ontem descobri um canal sensacional que ajuda em diversas maneiras a entender melhor o idioma focado no PTE, que é o E2 PTE Academic. Achei sensacional um método para responder as questões relacionadas ao describe image da categoria Speaking da prova.

Pra fechar, a postagem, fiz uma proposta pra Naurinha de falarmos somente em inglês em casa, tá difícil, mas antes alguma coisa do que nada!

25/11/2019 - Farei PTE amanhã para testes

Éééééé, não deveria ter feito isso. Eu acabei pagando pela prova, que custa 160 USD (por enquanto mostra R$ 740,49 como gasto no NuBank), pensando que seria bom eu ter noção do meu nível atual e também saber como de fato é o desafio no dia, já tendo obviamente a expectativa de que não vou passar. E por que eu não deveria ter feito isso? Bom, eu poderia ter parte dos ganhos que mencionei pagando apenas 36 USD, fazendo um mock oficial do PTE da própria Pearson com pontuação e tudo:
Outro mock, que dá um feedback sensacional (veja o vídeo do YouTube) da E2 Language:
Eu poderia até ter pego o pacote cheio que custa 80 USD, que é muito mais açucarado, mas enfim, faz parte. Fica aí as lições aprendidas.

26/11/2019 - PTE de degustação feito. Minha impressões...

A minha execução na prova foi exatamente do jeito que imaginava. Eu tive dificuldades com os seguintes tópicos, por ordem de dificuldade:
  • Describe image
  • Repeat sentence
  • Summarize spoken text
O restante eu diria que foi OK, que eu até já estou mais ou menos, mas que precisa ser melhorado também, mas não no nível que preciso para estes três. Agora é trabalhar para resolver esses pontos.

27/11/2019 - Fui notificado pela Pearson. Notas...

O resultado foi o que eu esperava. No geral eu fiquei com 51 (vai até 90). Como ficou em cada categoria/banda:
  • Listening: 47
  • Reading:61
  • Speaking: 49
  • Writing: 49
Segundo o que a Austrália entende do PTE (vide link aqui), sou classificada como competent se tirar 50 em cada categoria, ou seja, fiquei próximo! Dado que eu estudei quase nada (tive 1 semana só), entendo ser uma boa nota. Um comparativo de nota com IELTS:


Ou seja, meu nível atual de inglês é B2, ou upper-intermediate. Saiba os detalhes desse tipo de classificação aqui.

Tenho tudo o que é necessário para trabalhar minhas dificuldades e melhorar a nota, e quem sabe, tirar 65 em cada banda em uma próxima prova, para ter a possibilidade de ganhar 10 pontos e ajudar na minha aplicação, contudo tendo 50 em cada já é o suficiente para aplicar, enfim.

Bora trabalhar as dificuldades. Avante!

28/11/2019 - Parece que já sou elegível para o visto 482

Achieve the required test scores set out in the table below, in a single attempt at the test
Academic overall test score of at least 36 with a score of at least 36 in each of the test components
Ou seja, com a nota que eu tirei em cada componente, sendo também minha primeira tentativa, em teoria estou elegível falando especificamente desse critério. Mandei e-mail para o pessoal da bravomigration.com.au e também da australiago.com, pois de repente o que eles chamam de "components" podem ser além dos 4 básicos (listening, reading, speaking e writing), pois no PTE tem sub-categorias oriundas dos básicos.

Comentários

Postar um comentário