Honesto SQN: conheça seu político

Existe um projeto fantástico chamado Serenata de Amor que usa inteligência artificial para auditar contas públicas e auxiliar no controle social. Vira e mexe rola papo sobre ele na empresa.

Papo vai, papo vem, regado a muito café e política com Ricardo Baltazar Chaves, sempre chegávamos ao ponto do uso da tecnologia como possível único meio de minimizar/eliminar práticas de corrupção no governo, e o projeto Rosie, com auxílio do core do Serenata, é um exemplo de solução mais tangível ao público por justamente atuar no Twitter.


Mas nem todo mundo usa Twitter, então, por que não ter em outros? Telegram, Messenger, WhatsApp, enfim, o céu é o limite! Pensando em outras situações diferente da Rosie (que só publica o gasto suspeito de um determinado parlamentar), chegamos ao ponto de discutirmos sobre um robô, onde que por meio de interação via chat, ele possa notificar gastos suspeitos dos parlamentares desejados pelo usuário ou até informar o histórico com o auxílio do Jarbas.

Honesto SQN

Solução feita em Java com Apache Camel e Spring Boot. Utiliza o componente camel-telegram nas rotas com controle de transação do chat via banco de dados em memória H2.

https://github.com/willianantunes/honesto-sqn

Frutos do projeto:

Dragon of Justice

Solução feita em Python com Telepot e PyMongo.

https://github.com/ricardochaves/dragon-of-justice

Implicações:

O mundo não é um grande arco-íris. É um lugar sujo...

E nem por isso devemos desistir porque juntos somos mais fortes. O projeto está em fase inicial mas evoluindo. Se você tiver algum interesse em ajudar, faça um fork e/ou submeta uma PR!

Comentários