Cirurgia ortognática: pós-operatório

Quem achou esse blog procurando informações a respeito de cirurgia ortognática, seja bem-vindo! E quem não, seja bem-vindo também!

Contarei como foi minha cirurgia ortognática, colocando fotos e descrevendo como foi o meu dia a dia. Mas primeiro, segue dois links de dois blogs fantásticos, o primeiro é o Blog do Evandro, ele descreveu minuciosamente como foi cada dia de pré e pós-operatório, me ajudou muito, me incentivando e ensinando diversas coisas, o segundo é o Blog do Flávio, fez o mesmo trabalho que o Evandro, ótima referência! Ambos fizeram a cirurgia com o mesmo cirurgião, inclusive, eu fiz também, o Dr. Luciano Del Santo.

Blog do Evandro
Blog do Flávio

Aprendi muito também sobre o meu problema na comunidade Cirurgia Ortognática, no orkut. Problemas com convênio médico, plano de saúde ideal, tempo médio de pós-operatório e relatos, cirurgia em hospitals públicos, enfim, tem uma série de informações que podem ajudar muito.

Como começou

Quando eu tinha uns 14 anos de idade, quando eu ia ao dentista, era sempre a mesma história, "o caso desse menino é cirúrgico, não vai adiantar colocar o aparelho pois os dentes não se encaixaram de maneira correta". Pelo o que me lembro, pelo menos uns 3 dentistas que fui falaram basicamente a mesma coisa, até então não sabia nada sobre cirurgia ortognática e nem queria saber, naquela época era só diversão, queria muito mais aproveitar o momento.

Passado um tempo, eu com meus 16 anos, fui ver novamente uma dentista para eu começar usar logo um aparelho e ficar com os dentes certinhos. Novamente, a mesma coisa, precisava de cirurgia para corrigir o problema, uma outra que passei, disse que poderia resolver tirando uns molares e usando um aparelho especial, enfim, tem que tomar cuidado e ser um pouco despretensioso nesses momentos, qualquer deslize e você cometerá um erro que ficará para a vida inteira. Fui cuidadoso e não cai no conto do vigário diversas vezes.

Depois de um tempo, encontrei a Dra. Alessandra Venâncio de Souza, dentista que se encontra na Lapa. A partir disso, comecei a entender o porquê que deveria fazer a cirurgia, motivos, se havia realmente a necessidade, etc. Passei por pelo menos 6 cirurgiões bucomaxilofaciais, sendo dois do Hospital Geral Dr. José Pangela, na Vila Penteado, SUS. Passado um tempo, minha dentista ajeitou os dentes de acordo com os pedidos do cirurgião do hospital da Vila Penteado, até eu entrar na fila de espera, nesse momento já estava com 18 anos, quase 19. A fila de espera é demorada, é de 2 anos no mínimo, eles enfatizam muito isso ao paciente para não deixar com falsas esperanças de conseguir em 1 ano ou em 1 ano e meio.

Vi outro cirurgião para fazer particular, a espera na fila poderia atrapalhar meus planos, vai saber se consigo ser chamado em um momento não muito cômodo, queria resolver logo. O cirurgião parecia dominar o assunto, porém ele vinha com muitos papos estranhos, embusteiro? Eu diria que sim, preferi deixar de lado e esperar.

Depois conheci o Dr. Luciano Del Santo, pesquisei muito sobre ele, conheci pessoas que fizeram cirurgia com ele, como foi o pré e o pós-operatório, me sentia bastante confortável e marquei uma consulta no hospital San Paolo, isso foi em 2009, já estava com quase 20 anos. De lá para cá, já tentamos operar pela intermédica, não deu certo, disseram que só aceitavam cirurgias com os médicos do próprio plano. Para resolver isso, fiz a portabilidade da carência para o Amil Blue II, tive que esperar quase 1 ano para liberar e começar a dar entrada. Fiz diversos exames para verificar se estava tudo certo, e demos entrada em dois planos de saúde, pela Amil e pelo Bradesco Empresarial (a empresa que trabalho oferece um plano básico Saúde Top Enfermaria) para realizar a cirurgia no Hospital 9 de Julho. ambos aprovaram a cirurgia, porém a Amil não aprovou parte dos materiais necessários para fazer a cirurgia e não liberou acompanhante. Isso fez eu arrematar fácil por qual plano faria a cirurgia, o Bradesco. Além disso, na prévia de reembolso, eles planejaram abater aproximadamente 34,3% do valor da equipe médica, isso foi ótimo!

Tirei 15 dias de férias no serviço, que é uma quantidade suficiente para voltar a fazer algumas coisas normalmente, e marcamos para o dia 23 a cirurgia, o dia que começa minhas férias. Por ventura, acabamos adiando para quarta-feira, dia 25, e conversei com meu supervisor para relatar o problema.

Dia 25 de Janeiro de 2012 - Dia da cirurgia

Perfil

Hoje é o grande dia! Depois de anos esperando para fazer essa cirurgia, finalmente o momento chegou. Acordei tranquilo, sem muita ansiedade ou aflição, afinal, estou feliz, pois resolverei de uma vez por todas o prognatismo, causador de cefaleias que percorrem o crânio na altura da testa, luxações na ATM, estalos no queixo, entre outros. Minha namorada dormiu em casa e acordou cedo comigo. Ficamos conversando bastante sobre a cirurgia, o tempo que demoraria, sobre o cirurgião, hospital, e claro, aproveitei cada momento saboreando ao máximo o café da manhã, depois que eu tiver feito a cirurgia, só poderei comer um pão francês depois de três semanas à quatro de pós-operatório, meio complicado ficar pensando nessas coisas, ainda mais para um apreciador como eu, mas foquei em outras coisas. Bom, a cirurgia estava marcada para ser feita às 14h no hospital nove de julho, e a internação entre 11h30min e 12h. Sai de casa com a minha mãe ás 9h30min. Chegando no hospital, o atendimento foi rápido, esperamos um tempo e logo fomos para o quarto. Passaram alguns enfermeiros/as fazendo perguntas, o anestesista, e por fim, o cirurgião. Tirei várias dúvidas e também me foram passados vários parâmetros. Depois, tive que tomar um banho com um shampoo especial pré-operatório. Terminado, coloquei um avental e fiquei aguardando o esperado momento. Antes de ir para o centro cirúrgico, um enfermeiro aplicou dormonid, me explicou que aquilo era um preparatório para indução anestésica. Em seguida, fui para a cirurgia e não me lembro de mais nada, teve uma foto que, segundo a minha mãe, eu pedi para tirar quando estava indo para o centro cirúrgico, não me lembro mesmo. Depois da cirurgia que durou cerca de cinco horas, fui para o RA (recuperação anestésica), é um local em que o paciente fica sob observação até voltar sua consciência. Terminado o período no RA, voltei para o quarto. No total foram sete horas. O médico já tinha avisado que demoraria tanto para acalmar minha mãe.

Cansado e com fome. Essa meia serve para evitar trombose. Ela é bem apertada e facilita a circulação do sangue.

As vezes pode acontecer um problema, o paciente fala que a cirurgia dura cerca de 4h à 5h aos parentes, de fato é, só que pode acabar demorando de 7h à 8h para voltar por causa do RA, se o médico não avisa, eles ficariam desesperados por causa disso, é importante avisar.

Já no quarto, me sentia muito estranho, como se eu estivesse usando uma máscara. Passava a mão levemente pelo rosto, não sentia absolutamente nada. É assustador nos primeiros instantes, mas depois que "cai a ficha", tudo volta ao normal. Entre os primeiros 10min e 30min, vomitei puro sangue coagulado, foi muito ruim, forcei o queixo a abrir involuntariamente e sentia muita dor no pescoço, foi quase um copo de sangue pisado. O enfermeiro apareceu, fez a limpeza, e fiquei mais tranquilo. No geral, no hospital foi tranquilo, os/as enfermeiros/as sempre passavam de tempos em tempos curtos, muito atenciosos/as, o único negativo fica na alimentação. A comida vinha quente e pastosa, quando na verdade deveria ser fria e quase líquida. Foi chato aguentar isso umas três vezes seguidas, porém depois tudo foi resolvido. Me alimentei usando aquelas seringas de plástico, super prático e ajuda muito no começo, é só mirar para o fundo da garganta e engolir, o problema é que as vezes a comida enrosca no sangue pisado que ficou na garganta, o jeito é jogar para fora e tentar de novo. Usei muito uma lousa mágica para se comunicar, famosa nos anos 80 e também no seriado Friends, quem não reparava na porta da casa do Joey? rs. Ajudou muito nas horas que eu mais precisava, como é muito difícil falar nas primeiras horas depois da cirurgia, nada melhor que um facilitador como esse, dica do blog do Evandro.

Esqueci de mencionar uma coisa, a dor mitológica na garganta. Como fui entubado, o tubo ficou em constante atrito com a garganta e traqueia, causando algumas inflamações. Elas atrapalham muito na hora de beber algo. Quando eu bebia sopa pela seringa, sentia muita dor, e aos poucos foi diminuindo até sumir, depois de 5h.


Noite chegando, cansaço demasiado e com pouca fome. Foi fácil dormir! Só foi chato me ajeitar direito. Fiquei bem ajeitado quando posicionei minha cabeça a uns 40 graus, depois foi mamão com açúcar.

26/01/12 - 1º dia de pós

Foto tirada às 6h36min. As vezes era melhor colocar o gelo direto no rosto do que usar aquela compressa improvisada, ela tinha uma camada muito grossa de tecido, fazendo ficar quente muito rápido.

Fácil para dormir, fácil para acordar. O único problema foi que acordei super cedo, umas 4 da manhã e não dormi mais, pelo o que li em relatos na internet, isso é normal. O restante do dia no hospital foi tranquilo e sem muitas novidades, tudo dentro do esperado. Dores no pescoço, garganta, dificuldade em beber a sopa e nenhuma dor no rosto. Perto das 17h, estávamos estranhando a demora em tirar a sonda para eu poder tomar banho, o enfermeiro dizia que só o cirurgião poderia liberar. Passado um tempo, o cirurgião apareceu e liberou, inclusive achou estranho também, pois eles poderiam ter feito isso já. Após tirar a sonda, que foi um pouco dolorido, fui tomar banho, finalmente! O enfermeiro cobriu os curativos no meu rosto e eu comecei a me banhar. Deu um alívio enorme. Achei engraçado quando joguei água no meu rosto, parecia que a água passava pelo meu corpo e saia do outro lado, como não sentia nada ainda, era algo normal.

O cirurgião explicou algumas coisas, primeiro que tenho que treinar a musculatura do rosto mexendo minha mandíbula, para adaptá-la ao novo modo que ela se encontra e diminuir o inchaço, me alimentar de 2 em 2 horas, tomar uma série de remédios e treinar minha fala deixando a lousa mágica de lado, quanto eu mais treinar, melhor será minha recuperação.

Minha Madrinha apareceu depois e me levou para casa. Foi uma pequena tortura chegar em casa em virtude de vários buracos e elevações que tem no asfalto, cada vez que passava por um, balançava um pouco o carro e eu sentia dores no rosto, ah São Paulo (...)

Na paz do meu lar, deitei no quarto da minha mãe, me alimentei com sopa usando seringa, e fui tentar dormir.

Quando cheguei em casa. Usei essa toalha para evitar que a saliva caisse em minha roupa.

27/01/12 - 2º dia de pós

Esse "tentar" é de estarrecer, lembro que tentava dormir e não conseguia, sempre quando conseguia, me virava um pouco involuntariamente, sentia uma pequena dor no rosto e acordava! Provavelmente dormi umas 2h, no máximo!

9h da manhã. Algumas dores no rosto, babando bastante e saindo muito sangue pisado pelo nariz.
Bom, resolvi levantar e começar a me alimentar. Minha mãe comprou Mucilon e vitaminas em iogurte. Ela batia no liquidificador de modo a não ficar muito pastoso, próximo do líquido, para não grudar ou enroscar com algo na garganta, como algum sangue coagulado, o leite ajuda muito nesse processo.

Em curtos períodos de tempos, sempre tinha que tomar remédio, era algo muito difícil. Os remédios eram em comprimidos, aqueles grandes que dá para cortar no meio, e apenas um remédio era um pequeno. Na hora de tomar os de comprimido grande, incomodava muito, enchia duas seringas com água, colocava o remédio na boca, e tentava engolir, as vezes enroscava na garganta ou dava ânsia de vômito e acabava cuspindo tudo.

Meu dia foi basicamente assim, ainda não sentia o rosto, não conseguia movê-lo, babava muito, e tirava sangue toda hora do nariz, as vezes, dava um ataque de tosse e saia mais sangue ainda, e por enquanto, nada de vômito, até chegar de noite. Lá fui eu tentar tomar outro remédio, dessa vez o remédio enroscou na garganta, tentei me controlar mais não deu, vomitei tudo, e não tinha nenhum lugar para eu vomitar a não ser no edredom, saiu muito sangue, muito mesmo, parece que deu uma boa limpada, entretanto, o edredom, vish. Depois desse vômito, as coisas foram difíceis, e antes da meia noite, vomitei mais uma vez, nada entrava no meu estômago, nem água.

28/01/12 - 3º dia de pós

Foto tirada às 11h. Já conseguia fazer movimentos leves com os lábios.
Consegui me alimentar, finalmente! Depois de uma madrugada sem dormir, vomitar pelo menos 3 vezes e não tomar parte dos remédios, senti uma forte sensação de que se eu tomasse água de cocô, tomaria sem problemas e foi exatamente o que aconteceu, senti um alívio enorme e consegui passar o resto do dia normalmente. No total, contando com o dia anterior, foram 5 vômitos, um pior que o outro a nível de dor, contudo, logo depois que vomitava, sentia um enorme desafogo, sempre saia mais sangue coagulado, sempre aliviava.

Senti dores no pescoço e algumas se sobressaíram como a da garganta. Senti uma pequena queimação no rosto e consegui sorrir bem pouco, sem mostrar os dentes, foi bem legal. Testei alguns meio para evitar que eu babasse toda hora, e o único jeito foi ficar sugando, de segundos a segundos. Chegando a noite, me alimentei com sopa batida no liquidificador, água de cocô e fui dormir, vamos ver se agora vai.

29/01/12 - 4º dia de pós

Consegui mexer um pouco os lábios, dando para expressar um leve sorriso, o inchaço diminuiu mais e já me sinto um pouco mais a vontade para me alimentar.
Dormi pouco, cerca de 3 à 4 horas, já foi um ótimo avanço, e hoje, dia de desafios! Logo quando acordei, senti uma forte sensação de queimação/irrigação novamente no meu rosto, especialmente nos lábios. Me serviu como estímulo e comecei a tentar alguns movimentos, depois de uns 50min em frente ao espelho, eureka, consegui expressar um sorriso maroto, rs. Em seguida fiquei tentando expressar tristeza e consegui, no mesmo tempo. O restante do dia foi só alegria com os familiares e amigos/as. Essa evolução me serviu de estimulo o dia inteiro, me ajudando  na alimentação, nas novas tentativas de expressar o rosto e de tentar falar corretamente. De noite tomei um Muppy no canudinho, como não consigo fazer um bico (ajuda muito na pressão para sugar o líquido) ainda, demorei muito para finalizar.

Tentativa de movimentar o lábio inferior para cima.

Meu primo passou em casa e me estimulou explicando algumas coisas e me incentivando, disse para ele que tentaria no dia seguinte fazer o bico para melhorar no uso do canudinho, meta!

Perto da meia-noite, me preparo para dormir, e tem uma coisa que anda me incomodando muito, minhas costas! Como estou dormindo de barriga para cima, as costas não ficam em uma posição confortável e ideal para ajudar no acúmulo de suco nos discos intervertebrais, como já tive hérnia de disco, isso é nada bom. Coloquei 4 almofadas e dois travesseiros, um em cima do outro, na hora de deitar, coloquei em baixo do meu joelho, assim, é como se eu estivesse dormindo de lado, e o melhor, é super confortável, o que facilita na hora do sono.

Ainda babo, não tentei comer algo mais pastoso e me sinto muito fraco e magro, nessa altura, acho que já perdi uns 3kg.

30/01/12 - 5º dia de pós

Foi um dia bacana pois consegui fazer bico com a boca, isso facilita muito o uso do canudinho por causa da pressão. O decorrer do dia foi sem agitação, me alimentei bem, fiquei treinando movimentos com o rosto, melhorei um pouco a minha fala e consegui aumentar um pouco a abertura da boca. De noite, meu pai fez papa de fuba e estava super pastosa, consegui tomar quase tudo, porém no último gole, senti que a garganta foi arranhada, uma sensação parecida de quando alguém arranha a lousa preta com a unha, a diferença é que é na sua garganta.

Bem menos inchado, já consigo sorrir melhor, no entanto tenho que mexer a sobrancelha ou a testa para aumentar o sorriso.
Daí em diante foi penoso, a dor era insuportável. Antes de dormir, fiquei com febre, tomei um comprimido de paracetamol, tentei tomar um pouco de água e deitei. Dor constante, fica difícil dormir assim.

31/01/12 - 6º dia de pós

A dor no pescoço amorteceu muito depois que tive um ataque de tosse com grande intensidade de manhã, parecia que meus órgãos sairiam de tão intenso que foi, o bom foi que saiu muito sangue coagulado. Como consequência, senti um ótimo alívio, mas ainda com um pouco de dor, parece que ainda tem sangue coagulado (...) Até pensei em forçar a saída de mais sangue, mas prefiro esperar outra oportunidade, claro, bem menos intensa do que essa.

Foto tirada antes de ir a NeoFace. O amarelado no pescoço são hematomas gerados no momento da cirurgia, tive que passar uma pomada para retirá-la.

Fui ao consultório do Dr. Luciano de tarde com a minha avó e foi só notícia boa, estou evoluindo bem, parece que o meu tato no rosto está evoluindo um pouco a mais do que o esperado e estou seguindo os planos de acordo com o planejado, porém tenho que trabalhar mais na higiene bucal, está um pouco difícil de limpar e expliquei isso para ele, e tenho que começar a tentar comer algo duro, como um arroz e feijão, nhoque, etc. Tirei algumas dúvidas e fui embora. O decorrer do dia foi tranquilo, embora as dores no pescoço as vezes incomodava bastante. De noite, consegui escovar cerca de 70% dos dentes e limpar 2/3 da língua, só não consegui concluir ambos em virtude da abertura da boca que ainda está pequena.

Antes de dormir. Tentativa de soneca.
01/02/12 - 7º dia de pós

Finalmente, dormi como um urso, e só acordei pois meu celular tocou o despertador, que fila da !@# ... Bom, o importante foi que  dormi a noite inteira, foi fantástico e me senti bem disposto, bem mesmo, acho que poderia até correr a padaria e comprar um pão francês, pena que só ficaria apreciando, rs.

Tomei um café da manhã legal, ainda no líquido/pastoso. No almoço, consegui tomar sopa pastosa e não líquida, minha garganta melhorou depois de um ataque de tosse liberando catarros de sangue pisado. Sempre que tiro catarro da garganta, sai com sangue pisado, sempre.

Minha vizinha ofereceu vitamina de abacate, não resisti, aceitei mesmo sabendo que é bem pastoso, queria me arriscar e tomar algo mais nutritivo. Acabei bebendo sem problemas e senti uma melhora enorme depois de 30min, muito revigorante!

Foto tirada no final da tarde. Não consegui cortar a barba nem o bigode por causa da hipersensibilidade acima do lábio superior e um pouco do inferior. O lado esquerdo do rosto está bem inchado em relação ao direito.
Fiquei praticando exercícios em frente ao espelho, consegui grandes progressos nos lábios, acho que com um pouco mais de treino e desinchaço conseguirei fazer o que fazia antes. Abrir a boca ainda está difícil, mal consigo colocar um dedo, preciso treinar mais, sinto uma carência grande nessa parte.

Hora de descansar, estou exausto. Espero que a noite seja completa também!

02/02/12 - 8º dia de pós

Dormi super bem! Mais de dez horas, acordei perto das 11h. É sensacional saber que as coisas estão começando a voltar pouco a pouco ao normal, minhas noites de sono estão se normalizando, meu rosto desinchou bastante, e estou sentindo aquela queimação forte no rosto novamente. Meu nariz nem sangra, só quando vou assoar, sai um pouco. Quando começo a tossir, sempre sai um pouco também, mas bem pouco. Enfim, estou melhorando muito e estou gostando, acho que os piores dias já foram.

O amarelado diminuiu um pouco e o inchaço também.
Ainda não tentei mastigar nada, estou com um grande receio, mas fico sempre movimentando a boca para treinar a musculatura.

03/02/12 - 9º dia de pós

Amarelo mais fraco e mais magro.
Mais uma noite bem dormida, acordei por volta das 10h. O legal foi que acordei de lado, percebi que posso colocar meu rosto de lado que não sinto mais dor, só um pouco quando o peso é muito, mas agora que sei, abandonarei de vez aquela montanha de almofadas e travesseiros para aliviar a dor nas costas.

Hoje não senti nenhuma diferença significativa no inchaço, parece que não mudou muito. O médico disse no consultório, na última vez, que era normal ficar um pouco mais lento o processo.  A única diferença que notei de hoje foi o amarelado no pescoço, esse sim diminuiu muito!

Em cada lado do rosto foi colocado um ponto. O cirurgião teve que abrir para colocar parafusos, na próxima consulta eles serão removidos.
De resto, me alimentei bem, quase não babo mais, treinei movimentos com a boca e com os lábios,e senti que aumentou um pouco o tato na região da boca, espero que aumente mais! É uma ótima sensação.

04/02/12 e 05/02/12 - 10º e 11º dia de pós

Foto tirada no dia 05.
Os dois dias foram sem muitas evoluções. As únicas foram na fala, estou conseguindo falar a letra B e P, tinha muita dificuldade antes e agora está saindo normalmente, só falho pouquíssimas vezes. As noites de sono foram perfeitas, está 100% normal, durmo de lado, e acordo de lado. A alimentação continua a mesma coisa, só no domingo que tentei Cup Noodles de carne em vão, tentei mastigar durante 1h (foi bom por causa do exercício), como demorou muito, bati tudo no liquidificador e pronto, bebi tudo e fiquei satisfeito.

Dia 06 tenho consulta com o cirurgião novamente, estou um pouco ansioso pois evolui muito, meu inchaço diminuiu bastante, porém parece que estagnou, e consigo mexer muitos meus lábios, o único problema fica na mastigação e na abertura da boca, ainda está muito limitada.

06/02/12 - 12º dia de pós

Dia de consulta, dia de receber boas notícias, pelo menos espero. Meus vizinhos ofereceram carona e fomos até o consultório.

Chegando lá, conversamos sobre a minha evolução e como serão os próximos dias. O único problema foi na abertura na boca, está muito pequena, como preciso colocar elásticos para acertar o encaixe dos dentes superiores e inferiores, precisa ficar um pouco maior, e também preciso me alimentar mais com comidas mais sólidas, como filé de frango, peixe, etc. Só assim os elásticos serão colocados, e também, permitirá uma rápida recuperação dos músculos que movimentam a mandíbula por causa da mastigação. Ainda no consultório, ele tirou os pontos que estavam um em cada lado da bochecha, e disse que voltaria daqui umas duas semanas, marquei a próxima consulta para o dia 24.

Voltei para casa e treinei muito, tentei comer um arroz e feijão, demorei umas 2 horas para comer umas 11 garfadas, a mastigação é complicada. De noite meu pai preparou carne moída com ovo, comi novamente e demorei o mesmo tempo para umas 13 garfadas, já melhorou um pouco, mas ainda sobrou comida no prato.

Dia 09 volto a trabalhar, as férias estão acabando! A faculdade começou semana passada, no dia 01, pelo o que me contaram, não teve nada de importante, a não ser programação linear do Prof. Aragão, e de sábado, está sem professor. Pelo visto, ficaremos umas 2 semanas sem aulas aos sábados, para mim é bom, evito faltas, agora para quem quer estudar (...)

08/02/12 - 14º dia de pós

Hoje acordei cedo, precisava cortar o cabelo, a barba e o bigode, recarregar meu bilhete único e tentar evoluir ao máximo minha mastigação, preciso voltar a trabalhar amanhã comendo pelo menos um arroz e feijão, se não der, vou levar na térmica uma garrafinha de plástico com sopa batida, vitamina, yakult, entre outros, o importante é me alimentar!

Antes de cortar o cabelo, tentei cortar minha barba, foi dificílimo. Senti muitas dores na ponta do queixo e na barba, preferi deixar um pouco de lado e fui cortar o cabelo. Depois de cortado, voltei para casa e tentei cortar de novo, após de quase 2h em frente ao espelho, consegui cortar, ainda sobrou um pouco, mas finalizei, isso que importa. Eu estava muito estranho com aquela barba e bigode grande, já estava me sentindo igual ao Pacheco, haha. Quando fui carregar o bilhete único, aproveitei e fui me pesar, perdi quase 7kg! Vai dar um trabalho recuperar tudo isso.

Senti o rosto bem mais leve depois que cortei a barba.
Está chegando a hora de dormir e de tentar comer um capeletti feito especialmente pela minha vizinha. Consegui aumentar a abertura da boca, já consigo colocar dois dedos, minha meta é de conseguir pelo menos 3 ou mais até sexta, o amarelado quase não tem mais, só em algumas partes e consigo comer um prato com 15 capelettis em 1h e 10min, para quem demorava quase 2h para dar mais de 10 garfadas, já é um grande passo.

12/02/12 - 18º dia de pós

A última foto 3x4 foi tirada no dia 10/02/12.
Desde o dia 08/02 muita coisa mudou. Consigo escovar os dentes 100% e só uso o PerioGard uma vez durante dois dias, ele é um ótimo produto, porém causa manchas nos dentes e perda do paladar. A maioria dos relatos que li na internet de pessoas que fizeram a cirurgia e utilizaram ele por muito tempo, apontaram que elas acabaram ficando com a mancha, o paladar não verifiquei queixas.

Quase normal a nível de inchaço. Foto tirada no dia 12/02.
Minha alimentação está voltando aos poucos ao normal, consigo comer quase tudo que tenho em casa, o que vejo como um obstáculo para a normalidade é a demora e a babação. Claro, vou com calma, nada de bolachas duras como trakinas ou negresco, carnes duras, entre outros, bom senso é primordial. Ainda não estou preparado para comer na frente dos outros, me sinto um pouco incomodado por estar comendo de boca aberta ainda, as vezes consigo controlar e fechar a boca, mas ainda é algo difícil, e também tem a babação, acho que mais uns dias conseguirei controlar e poderei comer a vontade na frente de todos.

Em relação as dores, não sinto mais, só quando mordo minha buchecha quando mastigo algo, mas ainda é algo raro. O amarelado está quase imperceptível, acho que mais uns 3 dias de hirudoid resolverá.

No geral, a recuperação está sendo sensacional! Estou feliz por ter passado muito rápido situações que pensava que demoraria mais. Amanhã voltarei a frequentar a faculdade e espero que eu consiga me alimentar bem, afinal, acho que já perdi 7kg e uns quebrados, mas começo a pressentir que estou começando a recuperar esse peso.

26/02/12 - 32º dia de pós

Pouca coisa mudou da foto de antes. Foto tirada um pouco antes do meio-dia.
Finalmente, passou mais de um mês de pós-operatório! Só de lembrar do anseio sublime que sentia para passar logo uns 30 dias, logo depois da cirurgia, me faz ficar muito feliz. Bom, aconteceram diversas evoluções no período entre o dia do relato anterior e o de hoje. A principal, foi a abertura da boca. Antes ficava relutante em se comprometer mais a fundo com a abertura da boca, tinha medo de diversas coisas e, depois com uma boa conversa com o cirurgião, agora não tenho mais, a todo momento treino e forço a abertura, inclusive com um exercício que se usa os dedos para forçar ainda mais a abertura, já dá para colocar uns 3 dedos (um em cima do outro), espero chegar a uns 4 daqui uns 5 dias.

A respiração, comparada a minha respiração anterior antes da cirurgia, melhorou uns 40%, sinto o ar entrar com muita facilidade e consigo fazer respiração diafragmática com muita diferença.

Sensibilidade foi a mesma coisa, incríveis melhoras, principalmente na pele acima do beiço superior, está quase completa. Os lábios melhoraram bastante também, mas ainda acho que preciso de mais um pouco para sentir com afeição as coisas, principalmente um beijo, por exemplo. A única região que evoluiu pouco foi a do queixo, que fica logo abaixo do beiço inferior, se for para mensurar a evolução, diria uns 5% ou 7%, nada muito forte, bem acanhado mesmo.

A alimentação continua melhorando e praticamente não tenho mais problemas tão acentuados de movimentos estranhos, se tenho, são só alguns. Engordei quase 4kg, apesar de não parecer por eu ser alto e magro. Espero continuar nesse ritmo e ir melhorando, quero engordar mais um pouco até chegar ao peso de antes, e se o fado me ajudar, de maneira proporcional, haha.

Etapas do fechamento da boca. Coloquei um fio vermelho retratando um tímido desalinhamento, milimétrico.
Sexta-feira fui no consultório do cirurgião. Conversamos sobre as melhoras, possíveis problemas e sobre a ortodontia. Relatei a evolução da abertura da boca, respiração, a sensibilidade nas regiões perto dos lábios e um negócio que está me deixando um pouco preocupado, um débil desalinhamento, assim como retratado na foto acima. Pelo o que conversamos, isso nada mais é que um problema ortodôntico e que será resolvido agora com a dentista, o aparelho fornecerá essa sintonia fina para ajustar e permitir o alinhamento correto, no momento não está tendo um engrenamento adequado, depois que ele analisou meus dentes e o fechamento da boca isso ficou visível. Agora irei para a tal finalização ortodôntica, que esperei muito ansioso também. Ele me liberou para passar com a dentista e retirar aqueles ganchinhos, que inclusive machuca um pouco na hora de comer, e finalizar a ortodontia.

Neste momento, me sinto muito feliz e satisfeito com os resultados obtidos. Espero usar por pouco tempo o aparelho e tirá-lo logo, nada mais justo para uma pessoa que usou por mais de 4 anos, tempo à beça!

Colocarei mais relatos e fotos assim que possível, agora irei diminuir mais o ritmo de atualizações desse post já que as mudanças agora serão um pouco ínfimas. Bom, como diria Toby Temple, vamos arregaçar as mangas e dar duro.

12/04/2016 - Mais de 4 anos depois

Depois do relato do 32º dia de pós, tive que usar aparelho fixo por volta de 2 anos e quase mais 1 ano de aparelho móvel. É verdade, não foi fácil! Hoje não uso mais nenhum aparelho ou aparato (finalmente) e acumulei uma experiência boa porém custosa sobre o processo como um todo.

A última foto 3x4 foi tirada em 09/04/16.
No geral não tenho mais nenhuma sequela da cirurgia, o único porém é que logo abaixo do beiço realmente fiquei com a sensibilidade perto de 90%, mas até aí tudo bem, diria que é quase irrelevante.

Da esquerda pra direita: foto de 2006, duas de 2009 e por fim 2015.
A pergunta que fica é se eu faria tudo novamente agora que sei como é penoso, bom, obviamente que sim! Mas com ressalvas. Seria bem diferente e sem pressa de ter os resultados, como a "expectativa" geralmente está lá em cima, pode ser bastante frustante em algumas etapas.

Boa sorte para você que pensa em fazer, que está em tratamento ou que já fez e está sofrendo como eu sofri no pós-operatório. Bola para frente e avante sempre!

Vídeos

 

Altruísmo

Não coloquei muitas fotos relacionadas a visitas de amigos/as, familiares, inclusive às diversas vezes que as/os vizinhas/os vieram até o meu apartamento perguntando como eu estava, ou trazendo algo para eu comer, uma sopa, uma vitamina, a carona para ir até o consultório, etc. Agradeço muito por tudo isso e pela força de todos, essa será mais uma batalha vencida! Para falar a verdade, já foi vencida!

Comentários

  1. Isso aí man
    "Veni, vidi, vici"

    "Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível." (nem citarei o autor, por que você conhece)

    "Quando decidimos tentar, é quando conquistamos a primeira batalha." (minha)
    Essa foi apenas uma batalha, e uma que vc tirou de letra...Cada nova batalha vencida, mais nos tornamos fortes. O melhor ainda, foi você compartilhar toda essa luta com os demais que queiram saber como é, ou que ainda tem medo.

    Parabéns mano.
    É nóis sempre.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz em ler os seus relatos e ter participado desse seu momento de vida.

    PARABÉNS !!!

    Vc vai ver que daqui a pouco vc nem vai se lembrar que realizou essa cirurgia.

    Sua vida muda em todos os sentidos !!!

    Boa recuperação !

    Saudações,

    Dr. Luciano Del Santo

    ResponderExcluir
  3. Meu filho, estou passando aqui pra dizer uma coisa importante: Você sempre lutou e acreditou em seus ideais....e sempre correu atrás....jamais desanimando em qualquer obstáculo que aparecesse na sua frente...Foi com determinnação e dedicação que vc hoje....pode comemorar o sucesso da cirurgia. Porque o grande êxito do resultado tbm dependia de vc..é um conjunto...médico e paciente...se o paciente não ajuda tbm não vai...e vc em nenhum momento depois de passado a cirurgia mostrou desânimo..mesmo sentindo dores..tamanho era o prazer e a felicidade de ter feito e realizado seu grande sonho e tbm ter operado com o médico de sua total confiança......Por isso dou um conselho aos que vão ler este comentário:
    Jamais desistam de seus sonhos e ideais....
    O Willian, não é por ser meu filho...é um exemplo de superação e determinação.

    ResponderExcluir
  4. Oi William, tudo bem? Pretendo fazer a cirurgia e uma preocupação minha é com o plano de saúde. Vc não disse algo sobre isso no seu blog... vc fez via convênio médico? Quanto pagou para realizar a cirurgia? Gostou do cirurgião e de toda a assistência que teve? E a parte ortodôntica? Com quem fez e quanto gastou? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Opa, eu disse sim! Na seção "Como começou" tem algumas coisas. Sobre as outras perguntas, estou avaliando ainda, preciso terminar o processo para poder fazer esse tipo de julgamento, mas pela parte cirúrgica posso dizer que estou bastante contente, agora a ortodôntica, está deixando muito a desejar.

      Aqlbras!

      Excluir
    2. Eu vou fazer a minha pelo convênio médico.
      Saiba que o convênio tem que fazer a cobertura total dá cirurgia, até mesmo anestesista!
      Se o seu plano negar qualquer item da cirurgia entre em contato com ANS, informe o ocorrido, eles irão te ajudar muito!!!

      Excluir
    3. isso é verdade, fiz a minha cirurgia pelo plano também... de primeira negaram, mas entrei na justiça e o juiz me concedeu a liminar para fazer. O plano ainda enrolou um pouco, entao entrei na ANS com um pedido de descumprimento de liminar pelo plano e logo reseolveu...
      Pagaram o medico que eu escolhi, pagaram a equipe de anestesia que eu escolhi, o hospital que eu escolhi... tudo certo

      Excluir
  5. Olá Willian! Estou com 15 anos e irei - creio eu - fazer a cirurgia no ano de 2013, e achei muito interessante você postar sobre a sua cirurgia aqui! Gostaria de saber se você fez particular ou pelo SUS e quanto tempo teve de esperar após está tudo pronto para ir para cirurgia? E qual foi o valor gasto com a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particular, apesar de ter tido oportunidade de fazer pelo SUS.

      Excluir
    2. Oi TD bom? Eu vou precisa fazer essa cirurgia e estou com muito medo

      Excluir
  6. Oi bom dia, fiz a cirurgia cerca de 11dias e eu estou sentindo uma queimação no queixo, e como se dose rasgar meu nariz rsrsrsrssrsrs e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É normal sim, excluindo a parte do "rasgar" o nariz que eu não tive. Qualquer dúvida mais séria tire com o seu médico para melhor te auxiliar.

      Excluir
    2. William cara eu queria saber aonde eu faço essa cirurgia o meu é classe 2 cara eu tenho plano de saude eu moro aqui em São paulo zona sul me indique por favor preciso fazer não me sinto bem pra comer as vezes pra respira?

      Excluir
  7. Parabéns, eu tenho 15 anos e quero realizar também a minha cirurgia ortognatica, vejo que o pós operatório é chato, mas não é tão assustador como diziam. Parabéns mesmo por ter realizado esse sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Duda! Mas olha, não foi um "sonho", na verdade foi por necessidade mesmo, a parte estética é só um consequência, não tem como evitar.

      Aqlbras!

      Excluir
  8. também preciso fazer a cirurgia, ja marquei a consulta pro dentista avaliar e passar valores e tudo mais.
    não vejo a hr, parabéns pelo resultado!
    qual valor ficou a sua cirurgia?
    obg
    jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéh Parra, me adiciona no facebook para conversarmos melhor! Só procurar pelo meu nome.
      []'s

      Excluir
    2. Me descupla, mas não achei
      me add vc, jéssica parra - tupã/sp
      obg

      Excluir
    3. Também não achei .. haha! Coloquei meu e-mail no perfil do blogger. Agora não tem erro! ;)

      Excluir
  9. Parabens pela cirurgia. Tive o mesmo problema que você, fiz minha cirurgia e estou no meu 7º dia. Os primeiros dias foram terriveis, mas agora está tudo melhorando. Um lado do meu rosto está mais inchado que o outro, o seu também? Sinto mais pressão do lado direito da articulação, as vezes parece que os dentes estão doendo, assim como quando apertamos o aparelho, queria saber se com você aconteceu isso tudo? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Sobre a primeira pergunta, o meu ficou sim, mas por ser assimétrico acabou "ajudando um pouco". Sobre os outros pontos eu tive também, mas não foi tudo suportável e nada bruto. Forças para ti!

      Excluir
  10. Boa tarde Willian, também preciso fazer essa cirurgia, na vdd a alguns anos atras fiz alguns exames com Buco Maxilo, porém fiquei com receio de fazer e desisti, mas agora voltei a pesquisar pois me incomoda muito, e achei o seu blog, gostaria de tirar dúvidas. Vc fez particular? O convenio cobriu a cirurgia toda? Qual foi o convenio?

    Grata

    Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deise Leal! Eu pautei sobre esses pontos no começo do post, mas de forma rápida: fiz pelo empresarial; o convênio cobriu totalmente o hospital e forneceram reembolso da equipe médica; e o convênio foi o Bradesco Saúde Top Enfermaria.

      []'s

      Excluir
  11. Boa tarde William!

    Nossa foi um achado o seu blog porque ainda estou um pouco perdida! Fiz a cirurgia há 25 dias mas ainda to sofrendo na recuperação. Fiquei até ontem com a boca "amarrada" com as borrachinhas, só me alimentando de líquidos, parece que você não usou as borrachas né?

    A questão é que agora o médico disse que tenho que começar a movimentar o maxilar, abrindo a boca e movendo pros lados mas sinto dores Insuportáveis do lado esquerdo e estalos como se algo estivesse quebrando!

    Então gostaria de saber de você se passou por isso também e se é normal porque estou bem assustada! Ontem mesmo foi um estalo tão forte que achei que tinha quebrado alguma plaquinha, sei lá!! Mandei e-mail pro meu cirurgião e ele disse que é assim mesmo, mas queria saber de alguém que já passou por isso né!

    Muito obrigada, seu blog é ótimo!

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!

      Parece que a minha situação foi bem diferente da sua, eu não usei nada para amarrar a boca e, logo após a cirurgia, eu já podia movimentar se quisesse, entretanto não tinha praticamente nenhuma liberdade por causa da dormência do rosto, do medo e das limitações impostas pelo pós-operatório.

      Sobre os estalos, eu não tive quase nenhuma nos 2 meses posteriores a cirurgia, foi mais quando eu comecei a movimentar mais a boca, tipo, todos temos um limite para a abertura da boca, mas sempre eu tentava abrir mais e sempre acabava estalando, mas somente nessas ocasiões. Agora sobre as dores, tive várias, mas nada sublime.

      Que bom que gostou do blog! ;)

      Excluir
  12. Ola Willian, gostaria de lhe fazer algumas perguntas, ja que seu processo de recuperacao esta parecido com o meu.
    Hoje a noite fazem 9 dias que eu fiz a minha cirurgia e eu nao estou tendo muitos problemas.
    Tenho certa dificuldade para falar e nao meu rosto ainda esta inchado, mas nada preocupante.
    Porem, minha mae esta pedindo para que eu pare com os trava-linguas e os exercicios faciais que faco por conta propria, pois tem medo que de algum problema. E tambem pede para que eu fale menos, ja que estou conversando normalmente. O que voce acha, continuo fazendo ou espero mais alguns dias? Eu sou dubladora, ou seja,trabalho com a voz, entao e importante que volte ao normal o mais rapido possivel.
    Outra questao e sobre a dor. Eu ainda estou tomando meus remedios, entao nao as tenho. Mas hoje eles acabam, doi muito? Eu sei que isso e pessoal, mas como eu disse, o meu processo esta muito parecido com o seu.
    Uma outra questao e sobre a comida. Meu medico ainda nao disse se eu posso, mas estava pensando em comecar a comer um miojinho, uma panqueca molinha, etc.
    E para finalizar, em quanto tempo voce se sentiu normal? Eu sei que o processo completo leva quase um ano, mas em quanto tempo voce ja se sentia super a vontade para ir na rua ( Eu fui ontem, mas algumas pessoas me olhavam estranho, kkkk) , falava normalmente e podia sair para comer fora?
    Espero que possa me responder, e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas corrigindo um erro.
      * Meu rosto continua inchado.
      E perdao por alguns erros de acentuacao!

      Excluir
    2. Olha, Ana Vitoria, sua mãe tem razão. Na verdade você só pode fazer algo se o seu médico permitir, lembra-se que estamos falando do seu rosto, qualquer erro pode ser, no mínimo, catastrófico. Se for demorar mais 2, 8, 16 dias para você ficar normal, que seja! A saúde vem em primeiro lugar.

      Senti-me normal com um mês, creio que seja o tempo ideal do pós-operatório, mas depende de cada um, e só quem pode definir isso é o seu médico.

      Por fim, enfatizo novamente, qualquer dúvida que afetará seu tratamento, verifique com o seu médico.

      []'s

      Excluir
  13. Opa, obrigado!
    Hahahahaha! A cara, acho que em 6 meses... Pois será mais ou menos com esse tempo que você terá mais confiança para fazer coisas mais pesadas e "desafiadoras" com o seu queixo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  14. poderia me passar seu e-mail willian?
    abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Lima,
      Tente me achar no facebook, podemos conversar por lá.
      Aqlbras!

      Excluir
  15. fera, te add no face há algum tempo, mas vc ainda não me add, eh algum fake ou vc não recebeu o convite? abçs

    ResponderExcluir
  16. Olá estou me recurando hj fazem 7 duas desda cirurgia mais estou com uma saudade imensa de comer algo sólido e tendo muita dificudade pra escovar ou dentes com a boca toda amarrada
    me dá alguma dica legal
    Obs: Blog muito legal*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa! Olha, isto é normal mesmo... Eu fiquei um tempo considerável comendo alimentos pelo liquidificador, realmente, é um saco... rs... mas no final compensa. Eu só comecei a comer algo sólido depois de um mês, entenda sólido por arroz, feijão, batata... Forças para ti!

      Que bom que gostou! A ideia é aumentar essa postagem com novas atualizações, por exemplo, estou usando aparelho ainda... =/

      []'s

      Excluir
    2. Pesquiso muito sobre isso pq tinha muita curisidade, e agora busco saber com lidar com pós,achei seu blog um dos mais bem explicados

      Excluir
  17. Olá, Willian, tudo bem? Cara, fiz a cirurgia no dia 27 de agosto e está muito, muito difícil o pós operatório!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e contigo? Já está um pouco melhor? Você fez quase agora a cirurgia, fique calmo, afinal, eu ainda fui um pouco "tímido" neste blog, se eu fosse usar as palavras certas para expressar o quanto de dor eu sentia... Provavelmente algumas pessoas pensariam bem antes de fazer a cirurgia, caso lessem este blog antes... Haha! Cara, concentra-se e entenda a situação que você está no momento, depois de três semanas tudo ficará mais tranquilo, muito mesmo...

      Aqlbras!

      Excluir
    2. Willian, desculpe pela indelicadeza em fazer um comentário no seu blog e não me identificar. rs Meu nome é Luiz Carlos, sou do RJ - Capital. Hoje, 8º dia de pós operatório, as coisas evoluíram, porém o lado esquerdo do meu rosto inchou bem mais que o direito. Meu nariz também tem congestionado bastante. Um abraço!

      Excluir
    3. Tranquilo, Luiz! Que bom que evoluiu! Eu sofri pouco com o nariz, mas lembro que, quando eu tinha que assoar, eu não sentia absolutamente nada! rsrs... Eu não sei se comentei no blog, mas no meu caso o lado esquerdo foi o que inchou mais.

      Aqlbras!

      Excluir
    4. Boa tarde, Willian! Pois é, o meu lado direito está ótimo, mas o lado esquerdo está com um edema difícil de sair...20º dia de pós operatório e, como você disse, as coisas melhoraram bastante em relação à primeira semana, porém, a alimentação continua líquida/pastosa e a abertura de boca é insignificante (um dedo). O que mais tem me deixado preocupado é a total falta de sensibilidade no queixo e no lábio inferior. Quanto tempo levou para a sua sensibilidade voltar nessa região? Um Abraço!

      Excluir
    5. Não sei se isso é normal (tem que ver com o seu médico), mas com 20 dias de pós eu já tinha uma sensibilidade mínima (algo de 20%). Até hoje eu tenho dificuldades, acho que falta uns 7% para ficar no esquema (vide resposta a Érica Costa).

      Aqlbras!

      Excluir
  18. Boa noite Willian, tudo bem? Meu nome é Renato e eu fiz a cirurgia dia 31/08. Achei muito legal seu blog explicando direitinho passo a passo a preparacao ate a recuperacao. Eu me assustei bastante qdo me vi no espelho pela primeira vez apos a cirurgia. No hospital mesmo eu vomitei muito sangue, tinha acabado de tomar uma sopa e nao demorou muito tempo para vomitar tudo. Ja estou no quarto dia e senti um pequeno desinchasso, mas como vc mesmo disse, eu nao sinto os labios, a dificuldade para comer é grande, pois as vezes eu me engasgo direto. Dor eu quase nao sinto,so as vezes aquele incomodo no pescoco e na cabeça. Por nao conseguir fechar a boca, tenho dificuldade para dormir, pois resseca muito e meus labios estao super ressecados. Vc usou algum produto para minimizar isso? E com relaçao a respiração, o que fez? Pq eu nao consigo respirar direito tbm, tenho usado descongestionante nasal direto.
    Parabens pelo blog.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, tudo e contigo? Já teve melhoras substanciais? Eu passava uma espécie de gel, mas foi prescrito pelo meu médico, se possível tente levantar algo para com o seu. Sobre a respiração, eu não cheguei a sofrer tanto, creio que só o esperado pela cirurgia, mas eu tive dificuldades sim, o engraçado era que só melhorava depois que eu vomitava, ou seja, aquele momento que ninguém quer passar, contudo é importante.

      Obrigado! Pretendo atualizar essa postagem em breve com 9dades.

      Aqlbras e melhoras!

      Excluir
  19. Oi, Willian! Nossa, adoreeei ler a sua trajetória do pós-operatório, me esclareceu bastante coisa! Deve ter dado um trabalhão escrever isso hehe. Bem, fiz a minha cirurgia no dia 11/08, e confesso que senti uma pontinha de inveja da sua recuperação rs. Eu fiquei MUITO mais inchada que você; ainda não consigo escovar meus dentes 100%, e não consigo mastigar nada. Mas já "como" pão bem macio, deixo dissolver na boca ou molho no café. Depois de 3 semanas em casa, consegui voltar às aulas da faculdade semana pessada... Estou muito bem fisicamente, disposta sabe. O único problema, o qual me incomoda horrores, é o endema pois está demorando demais para sumir. Lógico que já amenizou bastante, mas meu rosto continua inchado. Quanto tempo levou para o seu endema sumir completamente? Parabéns pela rápida e eficaz recuperação, o resultado ficou perfeito!!! Parabéns pelo blog também. Mas gostaria de saber mais... Perdeu muita sensibilidade? Como tem sido depois desse tempo todo, o que mudou na sua vida? Ficou algum ponto negativo dessa experiência toda? Abs, Érica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, que bom que gostou! Vou atualizar esta postagem nesta sexta-feira com 9dades. Vacilei (ou não, por ser leigo) em diversos pontos referentes a ortodontia, o que acabou causando o uso prolongado do aparelho, nem acredito que uso até hoje, mas enfim...

      Sobre as perguntas, o edema demorou uns dois meses para sair, mas acho que é só com três meses para sair por completo. Perdi um pouco de sensibilidade entre o queixo e o lábio inferior, algo entre 7%, mas é quase imperceptível. As mudanças foram substanciais, principalmente na parte funcional e ATM, os pontos negativos irei retratar na sexta, mas o uso da aparelho, conforme enfatizei, está sendo o maior.

      []'s

      Excluir
  20. Fala William, meu nome é Luiz dia 24 será a minha cirurgia no HMAPA em Porto Alegre.
    Existem algumas dicas "pessoais" para o pós-operatório o qual você ache que seja de extrema relevância na sua recuperação?
    É possível 10 dias após a cirurgia poder fazer alguma atividade do tipo ir até à faculdade fazer uma prova (minha necessidade)?
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Luiz! Olha cara, é basicamente o que eu relatei no blog, repouso, treino e alimentação adequada (bata tudo no liquidificador mesmo), mas veja com o seu médico se o seu tipo de cirurgia será mais específico, por exemplo, eu não fiz mento.

      Cara, sobre os 10 dias, para mim, acho que não seria o suficiente, pois eu estava ainda com um inchaço que incomodava e babando bastante. Mas se você for fazer mesmo (caso não consiga abonar), tente ver algum esquema para alguém te levar e buscar de carro...

      Aqlbras!

      Excluir
  21. Olá Willian. Primeiramente louvo sua disposição de compartilhar sua trajetória. Em relação a dor, o que mais você poderia acrescentar? Pergunto isso, porque todo o meu processo está indo de forma satisfatória, exceto por um detalhe, com uma dor terrível, quase no limite do suportável. Já comentei com o cirurgião e ele responde que é ATM e é normal ter isso no pós-operatório e não sugere nenhuma data, uma estimativa de quando irá diminuir. Comprei um dos analgésico mais fortes e nem assim, do jeito que está daqui a pouco vou apelar para morfina. Você teria alguma coisa a dizer sobre esse quadro?
    Muito obrigado. DPalma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tbm fiz a cirurgia fazem 9 meses e tbm sofro com a a ATM, meu médico me disse q isso é normal, tbm não consigo abrir a boca como antes e não tenho lateralidade. Estou muito preocupada.

      Excluir
    2. Oi Cleide, tudo bem?
      Sou o Edu
      Quanto tempo você tem cirurgia?
      Eu estou sentindo dores terríveis na ATM, sempre quando ponho a borracha, mas e uma dor realmente insuportável, o medico me disse que é normal, mas estou preocupado, e agora ao te ver dizer que ainda sente dores após 9 meses de cirurgia me deixou assustado, pode me ajudar?
      Só me diz como você está e quanto tempo tem de cirugia.
      Grato.

      Excluir
  22. Oii Willian...quero te parabenizar por compartilhar sua experiencia conosco...seu blog é ótimo....fiz a cirurgia no dia 13/12/13, mesmo conversando com meu cirurgião tinha muitas dúvidas sobre o pós operatório porém lendo suas postagens me ajudo muito quero te agradecer muito por isso.

    Bjos Amanda

    ResponderExcluir
  23. Ola, Agradeço pelo seu depoimento e ter relatado o dia a dia pos cirurgia. eu irei fazer a minha dia 08/08 porem ela e classe II. confesso que tenho muito medo e tinha muitas duvidas, porem você me auxiliou em algumas.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom a história!

    Vou conhecer o SANGUE PISADO lá pelo mês que vem kkkkkk..

    ResponderExcluir
  25. Olá Willian, estou no sexto pós ortognática. Já havia lido seu relato antes da cirurgia e agora passo aqui para te agradecer, realmente o pós operatório é muito chato e desconfortável, apesar de indolor! Ver sua recuperação em fotos é muito reconfortante nesses primeiros dias. Espero que minha recuperação seja igual a sua.
    Obrigada
    Mariana

    ResponderExcluir
  26. Oi Willian td bem?
    Estou no meu 8° dia de pós operatório...estou evoluindo bem graças a Deus...
    Como cada caso é um...eu não tive problemas com sangue pisado na garganta e tals...ela soh ficou sensivel nos primeiros dias por causa da entubação...
    Do resto foi quase td igual...rs
    Ainda estou mto inchada...as manchas amarelas sumiram um pouco...com um.pouco de dificuldade consigo escovar os dentes...
    Ainda estou na dieta liquida (meu cirurgião indicou por 40 dias)...meu problema maior é em relação a abertura da boca...estou com 1 dedo +-...tento abrir mas sinto mta...mas mta dor do lado esquerdo...parece q a musculatura vai se romper...então por medo de acontecer algo estou limitada...
    Meus labios ainda estão dormentes...não estou conseguindo fazer o exercicio de sorrir e de fazer bico...além de não sentir tb dói um pouco...
    Do mais estou bem...
    Adorei o seu blog...li ele antes da cirurgia e vira e mexe dou uma olhadinha pra ver algo...parabéns!!!
    Soh gostaria de saber alguma dica de exercicios para boca...tanto para umentar a abertura qto para os lábios...
    E uma pergunta...qto tempo levou para vc desinchar? Em comparado ao mesmo tempo q vc...estou bem mais inchada do q vc ficou....vc fez algum exercício?
    Grande abraço e parabéns...

    ResponderExcluir
  27. Ola!
    Nao estou conseguindo escrever direito ainda , estou no 4° dia de pos. Fiz ortognatica, classe 3 bimaxilar.
    Passei pelos mesmos sintomas que vc. Iguais.
    Estou tentando me espelhar em vc, mas estou no 4° dia ainda.
    Deus abencoe, pois é muito difícil a recuperacao. Tem que ter muita forca de vontade.
    Morro de vontade de comer um pao com cafe ohhhh, mta vontade. Sera q se eu fizer o treinamento igual ao seu de abertura de boca, consigo comer pao fatiado daqui uns 10 dias?? Kkkk Deus ajude!
    Obrigada pelos post
    Vou descansar, fiquei tonta so de digitar...
    Abracos
    Pricila

    ResponderExcluir
  28. Ola!
    Nao estou conseguindo escrever direito ainda , estou no 4° dia de pos. Fiz ortognatica, classe 3 bimaxilar.
    Passei pelos mesmos sintomas que vc. Iguais.
    Estou tentando me espelhar em vc, mas estou no 4° dia ainda.
    Deus abencoe, pois é muito difícil a recuperacao. Tem que ter muita forca de vontade.
    Morro de vontade de comer um pao com cafe ohhhh, mta vontade. Sera q se eu fizer o treinamento igual ao seu de abertura de boca, consigo comer pao fatiado daqui uns 10 dias?? Kkkk Deus ajude!
    Obrigada pelos post
    Vou descansar, fiquei tonta so de digitar...
    Abracos
    Pricila

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde William vou ter que fazer a cirurgia mais estou muito receoso queria tirar umas dúvidas com vc ..Não tenho face mais se puder me add no zap 21 964116588 Carlos Henrique Abraços

    ResponderExcluir
  30. Eu fiz essa cirurgia estou no terceiro dia. Obrigada pela incentivaçao muito bom ler seu blog Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Eu fiz essa cirurgia estou no terceiro dia. Obrigada pela incentivaçao muito bom ler seu blog Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Obrigado por dividir sua experiência. Fiz recentemente a minha cirurgia, só que de avanço de mandíbula. Não aguento de dor nas madrugadas por conta dos elásticos. Fiz a cirurgia 31/08 e ainda estou com muito inchaço, segundo o ´cirurgião, o osso era muito denso e o corte demorou muito. Mas é isso aí, espero que tudo se resolva o mais rápido, mesmo sabendo que a velocidade que desejamos nunca é a que acontece na realidade. Obrigado pelo relato. Abraços

    ResponderExcluir
  33. Oi, eu fiz essa cirurgia também no dia 09/09/16, estou com dificuldade para falar e comer normalmente, mas estou bem, faço também os exercicios, e tenho dificuldade em abrir a boca também, vou fazer também com os dedos como vc falou, obrigada me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  34. Fiz no dia 13 de agosto. Só tenho um conselho , tenham paciência e não tenham pressa. Eu achei que tudo ia ser moleza e muito rápido. Os médicos não falam o quão sofrido é.Ainda estou um pouco inchado e o Palato demorando para fechar. Saibam que é demorado a recuperação. Não tem como acelerar. Tem de se passar pelas etapas sem querer resultados imediatos.

    ResponderExcluir
  35. Fiz no dia 13 de agosto. Só tenho um conselho , tenham paciência e não tenham pressa. Eu achei que tudo ia ser moleza e muito rápido. Os médicos não falam o quão sofrido é.Ainda estou um pouco inchado e o Palato demorando para fechar. Saibam que é demorado a recuperação. Não tem como acelerar. Tem de se passar pelas etapas sem querer resultados imediatos.

    ResponderExcluir
  36. olá, vou fazer a cirurgia de avanço de maxila dia 20, quanto tempo demora pra desinchar 100%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, fiz minha cirurgia no dia 25/11/2015 e posso dizer que só desinchou totalmente agora! Estou mto feliz com meu antes e depois

      Excluir
  37. Mto bom o seu relato. Devo fazer daqui 2 meses, mas estou apreensiva. Provavelmente vou fazer nas férias. Vc me recomenda tirar 15 ou 30 dias de férias para o pós-operatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia fiquei legal mesmo em uns 30 dias, fiquei 45 dias em casa 15 de atestado e 30 de feriaa que era quando eu estava começando a comer pastoso

      Excluir
    2. Olá Patrícia fiquei legal mesmo em uns 30 dias, fiquei 45 dias em casa 15 de atestado e 30 de feriaa que era quando eu estava começando a comer pastoso

      Excluir
  38. Obrigado por compartilhar sua experiência, até agora foi um dos poucos que relatou fielmente o que é uma cirurgia ortognática, estou no meu sexto dia de pós operatório e o que mais vai dando medo é SERÁ QUE VAI DESINCHAR QUANDO??? VOU CONSEGUIR COMER ALGO SÓLIDO QUANDO??? dá muito medo o pós pois só o tempo que irá fazer seu trabalho e já nao depende tanto de nós...obrigado de vdd por compartilhar e tranquilizar um pouco quem passa por essa cirurgia tão dificil.

    ResponderExcluir
  39. Olá Willian Antunes
    Você sofreu muito no pós-operatório da sua Cirurgia Ortognática, eu também tinha o mesmo problema, minha arcada inferior parecia que era muito acentuada para frente, mas estava no lugar, isso se dava porque minha arcada superior estava acentuada para dentro dá boca, e como eu moro em Brasília, em 2000 por uma parente das primas de minha mãe, descobrimos um grande cirurgião dentista Dr. Frederico Salles e seu colega Dr. Marcos Anchieta que juntos tem uma clínica aqui em Brasília e com eles fiz minha cirurgia em 2002!!!
    Primeiro fiz e ainda estou fazendo um tratamento com um ortodontista que trabalha com eles, mas tem consultório separado o Dr. Jorge Faber, só que antes já tinha feito tratamento de ortodontia que não resolveu nada e durou anos, e com o Dr. Jorge Faber logo de primeira foi colocado um aparelho fixo metálico para segurar os dentes para que não saísse mais do lugar certo durante a cirurgia e também ajudou a dar mais espaço para o cirurgião trabalhar durante a cirurgia e fiquei de 2000 até 2002 me preparando com o ortodontista, e a cirurgia foi um sucesso, e sai com a boca normal enquanto outros saem na maioria com a boca amarrada e na hora de alimentar é só líquidos e tem que extrair um dente para colocar o canudo, e eu saí falando e até no dia seguinte já pude escovar os dentes e me alimentar normalmente, única coisa é que como minha arcada superior foi cortada e avançada quase um centímetro para frente no lugar certo, que são os dentes superiores na frente dos inferiores e preso com duas placas contendo quatro parafusos de titânio alemão e com isso quando acordei na CTI a pele do meu céu da boca estava esticado e doía muito, mas foi só essa dor é o resto era aprender a conviver com a nova boca posso dizer assim, e depois continuei com o trabalho ortodôntico, até hoje!!!
    Única coisa chata que aconteceu desde o final de 2015 é que a minha arcada superior onde foi avançada quase um centímetro foi se movendo para a esquerda e a lateral superior direita foi entrando para cima da lingua e o problema de mordida trocada que eu tinha na frente ficou no lado direito e na frente como eu tenho dois dentes grandes o dá direita encavalou no da esquerda forçando, aí no final de 2015 voltei no cirurgião dentista Dr. Frederico Salles e fiz outro molde dá boca e foi constatado que eu tinha que fazer mais uma cirurgia para colocar a arcada superior no lugar certo tirando os dentes superiores direito de cima dá língua, só que eu até hoje não voltei nele de medo de operar, aí o ortodontista me deu um aparelho móvel de acrílico para usar na arcada superior, só que não resolveu nada, continuo usando e agora resolvi ou melhor criei coragem de resolver o problema mesmo que tiver que operar outra vez, por aí você vê que seu sofrimento pós operatório teve um final feliz e eu vou ter que mais uma vez fazer a mesma cirurgia só que agora no lado direito, esse sim é chato!!!
    Há eu ia esquecendo de falar, em 2002 quando fiz a cirurgia notei um desconforto na narina esquerda, e era a cartilagem que ficou de fora, tive que esperar um ano e em 2003 fiz outra cirurgia para remover essa cartilagem dá narina esquerda acho eu que ela fez falta e por isso a minha arcada superior se movimentou para a esquerda, por aí você vê que realmente seu sofrimento pós não foi em vão e pelas fotos você mudou e muito pra melhor seu rosto, sua mordida e arcadas dentárias no lugar certo te deixaram o seu queixo menos avançado para frente e seu rosto normal menos oval, como o meu também era, ficou muito bom!!!
    Agora sou eu é que vou sofrer mais uma vez a terceira, mas fazer o que tem que colocar no lugar minha arcada superior, repito de graças a Deus que você ficou bem com sua boca no lugar seu rosto melhorou muito!!!
    Posso te pedir um favor?, independente de qual for sua religião se der reze para eu ter coragem, como sou Católico peço a Deus Pai, a Deus Filho Jesus Cristo e sua e nossa Mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil para que eu tenha coragem!!!
    Desde já agradeço suas orações!!!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns guerreiro, tenho 47 anos e estou com muito zumbido na cabeça , meus dentinta falaram que tenho que fazer cirurgia ortognática mais eu tenho muito medo.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns jovem! Se o Ronaldinho fizesse esse tipo de cirurgia, por quantos meses em média ficaria afastado dos gramados? Obrigado. Abs

    ResponderExcluir
  42. Oi! Eu estou aguardando para fazer essa cirurgia. Você tinha problema na abertura da boca antes da cirurgia ou só teve no pós operatório? É mto bom encontrar pessoas que passam pelo mesmo problema que eu. Obrigada pelo blog! Nayana

    ResponderExcluir
  43. Ola Willian to passei por processo cirurgico após acidente e foram muitiplas fraturas na madibula e nazal foram implantadas placas e pinos sua uma dor muito forte e uma pessao muito forte entre os dentes e oq mais incomoda a oclusão e gigante mas consigo falar normalmente e comer coisad pastosas minhas mandibula a abertura ainda bem pouca mais a pergunta e? E normal vc sentir principalmente a parte superior da madibula como se tivesse folgando estralando muito e de certa forma fico pensando q ela ainda esta meia solta estou as cirugias foram feitas em etapas a primeira parte a 10 dias e a segunda a 4 dias mas n sei se essas placas estao bem fixas sintos a superios movimentar um pouco e muitos estralos to com pouco de trauma ainda e tenho medo passei por muitos cortes pra implataçors cirurgicas acho q posso esta apreensivo pois tem no total 14 dias mais ainda percebo melhoras embora lentas e poucas senbilidade labial pouca e muitos estralos??

    ResponderExcluir
  44. Qual remédio você tomou para dor, pois essa cirurgia dói muito

    ResponderExcluir
  45. Ola. Estou no 8 dia de recuperação dessa cirurgia. A minha foi daquelas que mexeu em tudo e como é penosa a recuperação, meu Deus. Eu queria saber se vc teve nevralgia pq eu to tendo muito nos dentes de baixo. Se sim, qual remédio tomou pq os meus não estão fazendo efeito �� tenho 22 dias pela frente no mínimo. Bom, vamos la ��

    ResponderExcluir
  46. Ola. Estou no 8 dia de recuperação dessa cirurgia. A minha foi daquelas que mexeu em tudo e como é penosa a recuperação, meu Deus. Eu queria saber se vc teve nevralgia pq eu to tendo muito nos dentes de baixo. Se sim, qual remédio tomou pq os meus não estão fazendo efeito �� tenho 22 dias pela frente no mínimo. Bom, vamos la ��

    ResponderExcluir
  47. Oi willian. Eu tinha minha cirurgia marcada pro início do ano passado e descobri que estava grávida. Minha filha agora tem 4 meses e estou remarcando para quando ela completar 6... Você acha que eu dou conta dos cuidados com ela durante o pós ou é muito complicado ???

    ResponderExcluir
  48. Oi Willian estou lendo seu blog mas queria muito um alguém pra conversar estou no meu quarto dia de pós e gostaria de conversar com quem já tenha feito ou fez recentemente, gente pode me chamar no face Denys Thiago no WhatsApp também 11 941234716 quero muito conversar com alguém porque é muito penoso passar por isso tudo e não poder falar com quem tenha passado pelo mesmo.
    Parabéns pelo Blog Willian

    ResponderExcluir
  49. Estou no meu 15 dia, mas parece que o edema vai e volta. compressa morna resolve mesmo?

    ResponderExcluir
  50. Helena oi tem um lado do rosto de baixo da orelha maior que o outro as pessoas já notaram fui ao dentista fico uma raio x panoramica ele falou que um lado do meu rosto e uns 3 centímetro maior será que tem que fazer essa cirugia

    ResponderExcluir
  51. Cara, faz a cirurgia essa semana e seu blogue está me ajudando muito, vlw

    ResponderExcluir
  52. William, seu blog ajuda bastante, meu filho fez a cirurgia e fiquei do lado dele todo na recuperação. Seus detalhes principalmente nos primeiros dias nos fazer diminuir a angústia. Uma coisa que poderia ter sido diferente para você teria sido o uso de medicação líquida ao invés de comprimidos. Mas enfim, meu filho usou uma máscara de gelo, mas acho que o calor era tanto ( e isto pode ser uma estratégia para recuperar mais rápido fazer em temporadas mais frescas do ano) com certeza o edema é ruim, não só pela sensação mas para a recuperação e fazer estirar ainda mais a musculatura. as fotos que estão me ajudando é ver a comparação do fechamento dos maxilares com a recuperação. Meu filho teve que usar elástico para ajudar a fechar também. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Muito legal seu blog! Tiraram muitas dúvidas minhas, exceto uma! Depois da ortognática suas dores de cabeça/atm melhoraram? Fiz uma cirurgia na atm faz 6 meses e estou fazendo o tratamento ortodôntico, para se tudo der certo fazer a ortognática final do ano. Ainda tenho muitas dores de cabeça/pescoço/face por causa da atm, mas o médico diz que tem que esperar a ortognática mesmo para elas diminuirem. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  56. Olá! Tudo bom?
    Parabéns pela sua cirurgia! Ficou realmente muito bom

    Tenho uma dúvida e vc pode me ajudar: Eu estou de 4 meses de pós-operatório da ortognática. O lado esquerdo do meu rosto continua um pouco mais inchado que o direito. Depois de quanto tempo essa questão do inchaço se normalizou com vc? (Um lado ficar igual ao outro)

    ResponderExcluir
  57. Artigo muito interessante e informativo, principalmente para quem ainda possui dúvidas sobre a cirurgia! Caso alguém queira complementar esta leitura: https://planodesaude.net.br/blog/o-plano-de-saude-cobre-cirurgia-ortognatica/

    ResponderExcluir

Postar um comentário