Como consegui meu OCPJP 8

Depois de escutar a música Jolly Roger Bay mais de 10x (na verdade foi até mais, mas serei modesto) e até sofrer de insônia pelo medo de não consegui dormir, finalmente obtive esse certificado! Vou detalhar o caminho que percorri tanto para o OCA (1Z0-808) como para o OCP (1Z0-809).

Tópicos da postagem:

A decisão

Tudo começou com a ideia de me atualizar profissionalmente e enfrentar algum tipo de desafio que envolvesse certificação, muito embora eu já faça estudos semanalmente (quem trabalha com TI sabe como é a treta), acho interessante ter algo "tangível" e emitido por alguma empresa de renome, até por que muitos empregadores endossam e pode ser usado como critério de corte frente a outros concorrentes para uma vaga de emprego.

Começando pelo OCAJP

Pois é! Não tem como pular direto para OCPJP, a partir da versão 7 primeiro tem que tirar a associate e depois a professional, é do jogo! Bom, sabendo disso, comecei a pesquisar alguns livros e a ler diversas críticas até achar o Java OCA 8 Programmer I Study Guide. Foram os comentários que me convenceram a comprá-lo em 28/04/16 junto com a informação de que o livro permitia acesso a plataforma de estudos da Sibex e assim começar a jornada, só que de uma maneira bem lenta por conta do trabalho e das coisas da Viehli.

Fui começar a estudar de verdade na primeira semana de setembro seguindo o seguinte plano de estudos:


Eu não abro mão de fazer academia, curtir um lazer honesto e de aproveitar os bons momentos, acredito que tudo em excesso faz mal, independente da situação. Como eu ainda tinha carro, cada atividade encaixava muito bem nos horários.

No livro tem um teste de assessment e diversas questões para cada um dos 6 capítulos. Na plataforma de estudos da Sibex tem tudo isso incluindo 3 simulados da prova e flashcards, na minha visão uma combinação muito boa para a certificação, contudo é importante sempre consultar a errata, tem muitos erros de digitação e até de exemplos de código tanto no livro como na plataforma.

Depois de responder todos os testes, simulados e dominar os assuntos/tópicos envolvidos, marquei a prova para o dia 03/11/16 às 9h no Senac Lapa. No domingo, um dia antes da prova, revisei novamente tudo e capotei. Depois de uma boa noite de sono,  fui lá fazer a prova e terminei faltando uns 20min de 2.5h do total. Fui embora e só fui ver o resultado no CertView na empresa pois não consegui pelo celular. Passei com 88% e assim já comecei a trilhar o caminho para a certificação seguinte, mas claro... Depois de 1 semana pura de descanso total (como se fosse muito... hahahaha).

Vez da OCPJP e da insônia

Se você leu sobre a estratégia que usei para comprar o livro para a primeira certificação, saiba que fiz a mesma coisa para a OCPJP e acabei comprando a continuação Java OCP 8 Programmer II Study Guide. O que me fez bater o martelo, além da plataforma de estudos da Sibex, foram os comentários novamente. Muitos usaram exclusivamente esse livro para passar na prova e conseguiram, e não foi diferente comigo.

Assim como a certificação anterior, atualizei o plano de estudos trocando OCA por OCP apenas. Realmente, quando comecei a ler o livro vi que o negócio é bem mais difícil e complexo que a prova anterior e, ao contrário da outra, dessa vez tive que fazer um resumão (ver dicas para quem for tirar) com os detalhes de cada capítulo, o que acredito que foi primordial principalmente para auxiliar no entendimento e resolução dos questionários e simulados na plataforma de estudos da Sibex.

Enfrentando o desconhecido


No dia 04/12/16, um domingo, estudei até às 23:30 e fui dormir, mas antes conversei com um primo até quase 1h e fiquei meio que desesperado para dormir para acordar às 5:10, com isso desencadeei uma ansiedade tão forte que só fui dormir por volta das 4:30, acordando então às 5:10 e indo quebrado trabalhar. Fiquei com o negócio na cabeça e jurei que iria dormir na segunda-feira, e assim foi, contudo, entre a terça-feira e quinta-feira, se eu dormi mais que 9h foi até muito. O medo de não conseguir dormir acabou me dominando a ponto de ir no pronto-socorro na sexta-feira e tomar diazepam, me fazendo dormir.

Conversei com diversos amigos(as) e ouvindo a história de um deles sobre a síndrome do pânico e como ele lidou com isso e tals, decidi que se o negócio não melhorasse teria que ir em uma psicóloga. Com o plano de estudos totalmente parado e eu no foco para derrotar a insônia, sem sucesso, tive que partir para outros meios, foi aí então que marquei com a psicóloga. Fui no dia 14/12/16 com uma antiga conhecida (passava com ela quando era pequeno) e foi a partir daí que comecei a dormir normal, com algumas exceções pelo menos 1 vez por semana. Prometi voltar a estudar depois de acalmar tudo, o que aconteceu só no dia 07/01/17 (é possível ver o intervalo de tempo lá nas datas dos commits no GitHub, realmente bizarro).

Voltando para a OCPJP


Comecei a estudar novamente em janeiro e com a volta, tive algumas complicações. Decidi vender o carro e consegui a façanha (sim, com a crise no Brasil ficou difícil vender) em dezembro e com o controle da insônia, tinha decidido dormir mais, e não mais 5 ou 6 horas por dia, então fiz alguns ajustes no plano de estudos que agora era "flexível", dia eu seguia e dia não, dependia muito se da minha noite de sono.


Veja que comparado ao outro plano de estudos tive uma perda significativa de diversas coisas entre elas academia, tênis honesto aos domingos e de tempo de estudo no OCP, o que implicou na passagem dele inclusive para o domingão, que antes era praticamente reservado a lazer.

Dia após dia fui entendendo cada capítulo e resolvendo os questionários até chegar nos 3 simulados disponíveis. No dia 25/02/17 lembrei que tinha os flashcards no portal de estudos da Sibex e decidi resolvê-los, a surpresa foi que praticamente gabaritei os 3 decks que tem lá o que me deu confiança para marcar a prova para o dia 06/03/17 novamente às 9h no Senac Lapa. No domingo, um dia antes da prova, tive problemas para dormir por causa da ansiedade, dormia e acordava subitamente. Quando acordei às 6h por causa do alarme vi que tinha dormido umas 2h no máximo, mas ainda assim estava confiante para a prova.

Chegando lá por volta das 8h, levei meu resumão (ver dicas para quem for tirar) e revisei tudo faltando 10min pra prova. Depois que comecei a prova, vi que tinham exercícios/tópicos inexistentes no livro que comprei e que, graças aos testes a mais que fiz codificando, compilando e debugando e também pela experiência de trabalho, sabia por cima qual era a resposta, mas enfim, terminei faltando menos de 6min, o que me permitiu por incrível que pareça revisar algumas questões.

Saindo de lá, pensei que não tinha passado por causa das surpresas, contudo, quando cheguei no serviço, tive mais uma surpresa, tinha acertado 81% concluindo finalmente a missão!

Dicas para quem for tirar

  1. Prepare um plano de estudos pois auxilia no processo como um todo, mas saiba que cada indivíduo tem um método de estudo específico e no meu caso um plano com horários e tals funciona muito bem.
  2. Codifique cada exemplo do livro que você comprar, é essencial na aprendizagem e na consolidação de conceitos por justamente envolver a prática.
  3. Eu comprei dois livros sendo Java OCA 8 Programmer I Study GuideJava OCP 8 Programmer II Study Guide. Eles são mais que suficientes para passar na certificação, contudo é bem provável que caia algumas questões/tópicos não explanados em ambos, veja que na Amazon tem uma galera que comenta isso também.
  4. Os dois livros do item 3 liberam acesso a plataforma de estudo da Sibex para OCA e OCP. Se você os comprou, abuse e use desse recurso! Só fique atento para as erratas tanto do primeiro como do segundo livro.
  5. Não se abale com as tretas que surgirão no caminho. Tive muitas (vide a insônia) e até por causa da momentânea exclusão social (viagens, família e afins), mas no final vale a pena e você poderá curtir tudo isso a vontade como sempre foi e será, só não pode ser abitolado, aliás, jamais seja abitolado com nada.
  6. Se no seu caso músicas calmas lhe ajudam nos estudos, recomendo duas que usei em todos os momentos: Jolly Roger Bay 10 Hours - Super Mario 6475 Minutes of Relaxing and Calming Nintendo Music Compilation.
  7. No meu caso um resumo foi importante para revisar tudo sem olhar às 545 páginas do livro da OCPJP, e quando precisava, era algo bem pontual. Faça um resumo também! Segue o meu de exemplo aqui.

Conclusão

Valeu a pena deixar algumas coisas de lado momentaneamente para tirar os dois certificados. Aprendi muitas coisas que com certeza agregaram no profissional. Sério, depois (ou antes mesmo) que você dominar os assuntos da OCPJP é assombroso o novo caminho de possibilidades. Não que um certificado seja essencial para trabalhar na área, só que com toda certeza é importante tê-lo porque abre-se muitas portas.

Ao som de Aerosmith - Hole In My Soul.

Comentários

  1. Parabéns pela dedicação e empenho Willian Antunes !!! E obrigado por compartilhar. Seu post vai ser de grande valia para mim com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Quix Espero que lhe ajude/motive a postagem! Realmente é um certificado que exige um bom trabalho para consegui-lo.

      Excluir
  2. Excelente conteúdo, certamente irá me ajudar bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário