Como consegui meu CCNA

Obtive meu certificado hoje! Se o título dessa postagem fosse uma pergunta, a resposta seria simplesmente "estudando muito". Eu também fiz as famigeradas pesquisas para saber a opinião da galera que passou na prova, procurei por planos de estudo (tem um bem interessante no blog do Marco Felippetti aqui), dicas, principais livros, cursos etc. e tal, mas a verdade é essa, não existe mágica! :)

Enfim, no final foquei no jeito que eu estou acostumado a estudar, por conta própria. Meus materiais de estudo foram os seguintes:

  • Livro: Comprei o CCNA 5.0 Guia Completo de Estudo e usei outros da Cisco PRESS, mas a fonte principal com certeza foi o primeiro que mencionei. Só uma observação, um ponto que achei que estava faltando no livro era exercícios sobre STP, encontrei vários nesse blog.
  • Curso: O curso CCNA R&S (200-120) da Cloud Campus, pelo o que pesquisei na época era o que mais estava em conta pois, além dos recursos do portal do moodle como fóruns e simulados, eu podia acessar um "repositório" com as gravações das aulas do Marco Felippetti.
  • Youtube: Os vídeos do Samuel Henrique Bucke Brito foram essenciais e vão até além do que o CCNA precisa.
  • Simulados: Existe vários na internet e a maioria está no formato VCE. Comprei um leitor chamado A+ VCE Player para arquivos nesse formato, recomendo! Os "braindumps" podem até ter alguns (ou vários, depende do arquivo) erros, mas eles ajudam a memorizar alguns timers de protocolos. Você começa a perceber que está ficando melhor nos temas à medida que vai encontrando erros nos simulados... ;)

Além do entendimento e compreensão de cada assunto, que é essencial para o exame, usei muitos mnemônicos. Quer um exemplo? Para as métricas do EIGRP usei "BANdeirantes LOgo DEixará REsultados MuiTU bons", ou seja, bandwidth, load, delay, reliability e MTU.

Eis a minha humilde dica...

Ah, e passei com 986 pontos!

Aqlbras!

Comentários

Postar um comentário