Rede cabeada e wireless juntas: como manter a internet ativa

Não é trivial, mas muitas vezes acontecia de usar 2 redes para suprir algumas necessidades como uma para acesso internet e outra para a rede interna da empresa (web servers, ADs, e-mail, etc.). Acontecia muito comigo quando visitava clientes e tals, só que hoje em dia fico full-time no escritório. Recentemente troquei de máquina e para não ter um proxy incomodando conecto em uma rede que chamamos de WAR ZONE, onde não existe interferência da empresa com suas políticas de segurança para ter mais liberdade e facilidade nos testes de desenvolvimento.

Quando deixo conectado no wireless e depois conecto o cabo de rede, o acesso a internet simplesmente deixa de funcionar e o motivo é simples. Existem duas rotas padrões na tabela de roteamento sendo que para a rede interna tem a métrica menor (preferência):

Parte da saída do comando route print (windows)
Para a internet voltar existem duas opções;
  1. Alterar a métrica para que a primeira linha cujo gateway é 192.168.0.1 tenha um valor menor que da outra rota padrão.
  2. Manter apenas uma única rota padrão.
Normalmente eu escolho a opção dois executando o seguinte comando:
  • route CHANGE 0.0.0.0 MASK 0.0.0.0 192.168.0.1
Com duas redes sempre perco a conexão com algumas máquinas que não estão nas rotas específicas criadas a partir da rede cabeada. Um exemplo é para um web server que não responde mais pelo IP 10.10.37.100. Como sei que existem diversas máquina acessíveis pelo endereço 10.*.*.* (entenda * como qualquer valor), então para criar uma rota que reflita esse comportamento é só executar o seguinte:
  • route ADD 10.0.0.0 MASK 255.0.0.0 10.10.13.254
Os comandos são validos para Windows, mas são facilmente traduzidos para Linux pois são bem similares.

Comentários